Minhas impressões sobre Liverpool

Visitar Liverpool foi uma das maiores realizações que já tive em minha vida. Foram três dias inteiros nesse lugar tão mágico e apaixonante. Como vocês devem imaginar, visitei a cidade basicamente por toda a importância que ela tem na história dos Beatles. Hoje vou contar pra vocês minhas impressões sobre Liverpool de uma forma mais ampla, e num próximo post conto detalhes para os Beatlemaníacos.

– Em geral, me apaixonei pelo clima de Liverpool. Eu inclusive diria que é uma cidade para se morar! Claro, isso diante dos padrões de cidade que eu gosto: aquele meio termo entre cidade grande e interior, mas com tudo bonitinho e alternativas semelhantes as de capital.

– É um lugar movimentado, porém organizado. Não é uma cidade perfeita, tem suas ruas sujas também, mas tudo funciona perfeitamente.

– Tem bem mais pontos turísticos, prédios encantadores e monumentos do que eu imaginava. Ou seja, não é uma cidade apenas para os fãs de Beatles.

– Tudo gira em torno de Albert Dock. Na beira do rio, com ventos fortíssimos que chegavam a me deixar tonta, andar por essa região é de encher os olhos. Mesmo que você não entre nos museus, cafés e lojinhas dali, vale a pena só pelo visual e pelo clima do lugar. Tem vários hotéis em volta, então se você quiser se hospedar no melhor lugar de Liverpool, é provável que seja ali.

minhas impressoes sobre liverpool 2

– Por ser uma cidade portuária foi duramente bombardeada na Segunda Guerra Mundial, e teve de ser praticamente reconstruída do zero. Se tu diz que as construções são modernas? Nunquinha!

– Achei Liverpool uma cidade extremamente fácil de entender, e acho que não me perdi nenhuma vez por lá. Fiz praticamente tudo a pé, e inclusive ia sozinha para o Cavern Club de noite, voltando tranquilamente a pé depois da meia-noite.

– Ah, sim, nessa coisa de andar por todo lado: na minha primeira saída do hostel, numa segunda-feira pelas 9 da manhã, estava indo rumo ao meu primeiro passeio quando um piá, de uns 16 anos, passou a mão na minha bunda. Fiquei totalmente incrédula e só consegui gritar um alto FUCK YOU enquanto os guris riam de mim. Resultado: voltei da viagem disposta a aprender novos e potentes palavrões em inglês.

– Das curiosidades contadas pelos guias turísticos: Liverpool segue tão o mesmo estilo que Londres que muitos dos filmes supostamente rodados na capital inglesa são, na verdade, gravados em Liverpool. Isso porque, obviamente, é bem mais barato e menos caótico filmar numa cidade pequena, então rola direto esse truque.

– Outra coisa que me deixou abismada: a comunidade chinesa em Liverpool é enorme e a mais antiga de toda a Europa, e tem a maior porta de entrada/portal de uma Chinatown fora da China.

minhas impressoes sobre liverpool 3

– Liverpool tem uma catedral absurdamente enorme, se não me engano é o segundo maior templo anglicano do mundo e a segunda igreja mais larga existente. É surreal, você se sente uma formiguinha dentro dela, haha. O projeto original dela foi feito pelo arquiteto Giles Gilbert Scott, o mesmo criador das famosas cabines telefônicas vermelhas.

Porém, o projeto levou tanto tempo para ser executado (na verdade, as duas guerras mundiais destruíram o templo, que teve de ser recomeçado duas vezes) que o arquiteto morreu durante o processo e, no fim, o resultado foi totalmente diferente do previsto. Embora pareça uma igreja super antiga de estilo neogótico, ela foi terminada apenas em 1974.

– Na mesma rua, no lado oposto do templo anglicano, há a igreja católica. É, sem dúvida alguma, a igreja mais inusitada – pra não dizer feia – que já vi na vida.

minhas impressoes sobre liverpool 4

– Dá para chegar na cidade pelo aeroporto ~~John Lennon Airport~~ e também pela enorme estação de trem Lime Street Station, uma das mais antigas do país.

Aguardem que em breve vai ter post só de fotos 🙂

2 comentários sobre “Minhas impressões sobre Liverpool

  1. Pingback: Minhas impressões sobre Manchester | EX-BLOGUEIRA

  2. Pingback: Inglaterra: Liverpool em fotos | EX-BLOGUEIRA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s