Por onde começo a organizar uma viagem?

Como tudo na vida, não basta ter um sonho ou uma vontadezinha, se a gente não correr atrás ninguém corre pela gente. Na verdade, quem tem dinheiro sobrando até consegue algumas coisas um pouco mais facilmente, mas acho que não é o nosso caso aqui, né mores. Então hoje decidi fazer um post que se eu tivesse lido antes de começar meus planos teria me poupado uns dois meses de tempo jogado fora. A pergunta que não quer calar: por onde começo a organizar uma viagem, hein?

Eu aconselho aos amigos que querem viajar a começarem respondendo essas quatro primeiras perguntas:

1 – Pra onde você gostaria de ir?

Pode parecer óbvio, mas acreditem, o mundo é tão grande que quando começamos pensar em viajar em um só dia desejamos visitar o Vietnã, a Itália, a Bolívia e a Nova Zelândia. Então eu diria para você colocar no papel quais os principais lugares que você deseja conhecer e o porquê. Faça também uma lista dos prós e contras de cada lugar – sim, amigos, viajar não é só maravilha não.

Se o objetivo é conhecer mais do que um lugar, tente perceber se eles podem ser agrupados, facilitando o seu futuro roteiro.

por-onde-comeco-a-organizar-uma-viagem-1

2 – Quanto tempo você dispõe?

Essa é uma questão importante. Você vai fazer uma viagem de férias e tem no máximo um mês? Ou você perdeu o emprego e quer tirar um ano sabático, assim dispondo de quanto tempo quiser? Ou você conseguiu uma licença do trabalho e pode estender um pouco mais a viagem? Cada pessoa tem um estilo de vida e isso vai pré-determinar quanto tempo você tem a sua disposição.

Ah, outro ponto importante no quesito tempo é atentar para que estação será o período da sua viagem – pensando nas estações dos lugares que você quer ir, obviamente. Isso porque o clima pode ser um fator favorável ou eliminatório. No Peru, por exemplo, poucos se atrevem a viajar entre Outubro e Abril, período um pouco mais delicado para o turismo por conta das chuvas e tempo instável.

por-onde-comeco-a-organizar-uma-viagem-3

3 – Quanto dinheiro você tem/terá?

As opções de compartilhamento de casa, carona, comida e tudo o mais estão cada vez mais numerosas, mas a moeda universal continua sendo o dinheiro, então ele ainda é bem importante para fazer uma viagem.

Qual é a quantia estimada para gastar nessa trip? A partir das cifras você poderá ter uma maior noção de até onde você pode ir e, somado a sua disponibilidade de tempo, saber onde ficar, por quanto tempo e em que condições.

por-onde-comeco-a-organizar-uma-viagem-4

4 – Qual o caráter dessa viagem?

É essencial saber o que você deseja dessa viagem, não só por questões espirituais ou sei lá o que mais, mas principalmente pelo lado burocrático. Se você quer fazer um curso de inglês, uma pós-graduação ou algo do tipo, vai precisar de um visto de estudante. Se vai só na loucura e ver o que a vida te proporciona, o visto é de turismo e normalmente tem um prazo curto. Se pretende trabalhar também, a coisa fica um pouco mais séria e eu aconselho já sair do Brasil com trabalho garantido, porque com visto de turista não é possível trabalhar legalmente.

por-onde-comeco-a-organizar-uma-viagem-2

Gente, eu não imaginava que esse post ia ficar tão grande! Os próximos passos vou deixar para o post seguinte, ok? Só para não deixar a vida de vocês tão maçante. Assim também dá tempo de ir processando bem essas quatro questões iniciais! 😉

 

Fotos: Reprodução/Pinterest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s